Como Escolher um Bom Banho e Tosa
A groomer Simone Alcalde do Adorno Pet escova um Pomerânia

Date

A groomer Simone Alcalde do Adorno Pet escova um Pomerânia
A groomer Simone Alcalde do Adorno Pet escova um Pomerânia feliz

Escolher um bom banho e tosa em Mairiporã é escolher como em qualquer lugar. E não pode ser igual quanto selecionar um posto de gasolina ou açougue. Queremos que você faça a decisão mais inteligente na hora de decidir por um estabelecimento ou profissional que vai atender seu pet. Abaixo, um manual honesto que vai te ensinar como identificar um bom banho e tosa pro seu pet.

Pra começar: o que é um banho e tosa?

Muitos vão falar: “Ah, é um lugar que lava cachorro.” É, na verdade, um local que acontece muito mais do que isso. Aqui, nós damos banhos impecáveis e cuidamos de toda a parte da pele pra fora do animal. E não só de cachorro. De gato, de coelho, de chinchila, furão! Todos os animais.

Outros vão dizer: “Ah, o melhor banho e tosa é o mais barato.” Nada mais longe da verdade. O preço é apenas um dos requisitos que devem ser observados pelo cliente na hora de escolher um colaborador que irá mexer com um “ente da família”, como muitos clientes dizem. É preciso verificar um monte de coisas antes de escolher um bom banho e tosa em Mairiporã.

Aqui nós listamos uma série de perguntas. Entenda o que você deve saber antes de escolher o próximo profissional que irá lidar com a parte estética do seu animalzinho.

Você conhece o local profundamente?

Interior da Loja do Adorno Pet Banho e Tosa Mairiporã
Interior da Loja do Adorno Pet Banho e Tosa Mairiporã.

O principal é visitar o banho e tosa e conhecê-lo pessoalmente antes de levar seu bichinho. Peça pra entrar na área de banho. Sinta o cheiro das partes interiores: isso indicará se o local é limpo e higienizado. Verifique a organização. Se há toalhas sujas jogadas, ou se atenderam com atenção. Observe se estão uniformizados. Até se demoraram, sorriram ou entregaram um flyer pra análise em casa depois da visita.

Seu banho e tosa está inscrito como empresa?

Pra identificar logo de cara se você está trabalhando com uma empresa de fundo de quintal ou se está lidando com um profissional sério… Ao entrar no local, identifique se ele exibe os documentos de inscrição junto à Prefeitura Municipal. Aqui em Mairiporã, nós somos obrigados a mostrar pros clientes a vistoria dos bombeiros, o cadastro de CNPJ, a licença da Prefeitura de Mairiporã, recibo de pagamento de taxas, entre outros documentos.

Os tosadores têm certificado?

certificado de conclusão de banho e tosa
Certificado de conclusão de banho e tosa.

Em muitos municípios, os profissionais que atendem pets precisam ter certificados de cursos obrigatoriamente exibidos em seu local de trabalho.

Isto chega até a nos complicar a vida…

Estamos sempre dando um tempinho pra fazer novos cursos. Temos cursos de especialização em tudo o que você pode imaginar, tipo manejo de gatos, adestramento, tosa de patinhas, tosa na tesoura e por aí afora.

Seu banho e tosa sabe lidar com imprevistos médicos?

A gente sempre diz: primeiro a parte médica, a saúde do animal. Depois vem a parte estética. A gente trabalha com dezenas de bichos todos os dias. Porque são animais vivos que às vezes têm medo e se debatem. Ansiedade que pode causar acidentes. Assim, é preciso saber lidar com esse tipo de intercorrência.

Muitas legislações municipais e estaduais requerem que o esteticista animal tenha curso de primeiros socorros. Nele, basicamente, você aprende a lidar em situações emergenciais: se um cachorrinho quebra uma patinha, se cai, se tem uma convulsão, etc.

Você pode e deve pedir a contraprova de conclusão desse importante curso pro seu tosador.

Os profissionais conhecem as tosas?

um schnauzer ostentando uma tosa da raça no adorno pet mairiporã
Um schnauzer ostentando uma tosa da raça no adorno pet mairiporã.

Parece meio óbvio, porém, o mercado está cheio de tosador que não sabe nem um pouco o básico de se tosar. Quanto mais saber sobre tosa da raça, anatomia, etc.

Todo bom tosador precisa conhecer profundamente sobre as raças de cachorros e gatos. Um bom ponto de partida é ele ter estudado as raças de cachorros nos sites da CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) e FCI (Federação de Cinofilia Internacional). Um excelente groomer (sinônimo de esteticista animal) sabe exatamente quais são as raças mais populares, suas anatomias, características, formatos, comportamentos. Um conhecimento que será extremamente necessário na hora de performar uma excelente tosa.

Depois vem a informação de quanto este profissional foi treinado. Seu tosador fez um curso numa escola renomada de banho e tosa? Quantas horas de certificação ele tem? Fez curso de tosa na tesoura? Quais tosas da raça ele sabe? Sabe fazer tosa bebê? Tosa boo? Tosa criativa? Asiática?

Nós temos vários certificados de tosa. Um deles é até de manejo animal. Sabemos exatamente o quão importante é lidar com segurança pra executar uma boa tosa.

Outro detalhe importante é entender o portfolio de tosas do groomer. Tem tosador sem tanta educação formal. Mas que tem um baita repertório. É legal consultar as tosas feitas pelos profissionais nas redes sociais. A gente no Adorno divulga semanalmente as tosas mais legais e um monte de antes e depois no Face e no Instagram.

Seu banho e tosa sabe lidar com gatos?

gato recebe uma rasqueadeira que o escova antes do banho
Gato recebe uma rasqueadeira que o escova antes do banho.

Os felinos são um público que cresce exponencialmente todos os anos. A cada dia que passa, atendemos mais gatos e precisamos nos preparar.

A Simone, proprietária do Adorno Pet, por exemplo, é a maior gateira. Tem 8 gatos em casa e conhece profundamente como eles funcionam.

A primeira coisa a se dizer sobre eles é o seguinte: gatos são assustados por natureza. A fuga é uma preocupação constante. É preciso literalmente “blindar” o banho e tosa na hora de atendê-los. Fechar janelas, portas, vãos, tudo. Não atender nenhum outro animal enquanto um gato está lá dentro. Seu banho e tosa faz isso? O Adorno Pet faz.

Outro detalhe é a contenção desse animal. Gatos não podem ser ter guias envoltas ao redor do pescoço, pois podem se debater e se enforcar sozinhos, portanto, é necessário passá-las sob a axila.

A temperatura da água precisa ser rigorosamente checada. Não se pode molhar a parte frontal do focinho do bicho, sob o risco dele ficar desesperado. Prefere-se passar uma toalhinha umedecida pra higienizar. Tomamos cuidado extremo para não cair água no ouvido, sob o risco de otite grave.

Por fim, os melhores banho e tosas optam por uma espécie de touca na cabecinha do gato de forma a protegê-lo contra o barulho alto do secador, o que lhes deixa apavorados. Como o seu banho e tosa lida com essa questão?

No Adorno Pet, a gente finalmente resolveu esse problema comprando uma máquina caríssima de secagem. Ela é surpreendentemente silenciosa e deixa os gatos super calmos. Eles chegam a dormir lá dentro.

O objetivo é que o gato volte contente e o menos estressado possível pra casa.

Como é a higienização do local?

Seguir as regras de vigilância sanitária municipais é fundamental para o funcionamento do centro de estética animal. Aqui em Mairiporã, as regras são mais relaxadas do que as de São Paulo. Por isso mesmo, resolvemos seguir as normas da capital paulista. Isso porque nosso vet responsável é o Dr. Horácio Douglas de Benedetto, diretor do Centro de Controle de Zoonoses de SP.

Geralmente, o tosador precisa estar equipado com EPIs de proteção, como máscara, protetor auricular e roupas adequadas, etc. O local de trabalho precisa ser de pedra e não de madeira ou plástico, por exemplo (a pedra faz com que haja menos disseminação de germes).

O local precisa ser desinfetado com produtos específicos regularmente. Não pode reutilizar as toalhas. O Adorno Pet trabalha com uma toalheria super especializada, a Washtec de Franco da Rocha. Eles desinfetam e nos entregam toalhas limpinhas a cada 15 dias.

Como é o atendimento do banho e tosa?

Este é um dos pontos mais delicados porque é totalmente subjetivo. Como se define um bom atendimento? A ver.

Bem, aqui no Adorno Pet a gente gosta de atender com um sorriso no rosto. Adoramos olhar no olho do cliente. Porque não tem coisa mais irritante do que você entrar numa loja e a pessoa estar emburrada, não entender o que você quer. Ou lidar com você de forma invisível.

Outra coisa importante: seu banho e tosa tem horário? Não adianta nada ele ser bom, super legal e nunca ter uma hora pra atender seu cachorrinho. É desgastante e deixa a gente frustrado.

Um bom banho e tosa, principalmente em Mairiporã, também tem que ser ágil. Não tem nada mais broxante do que você ter um compromisso e o tosador lhe fala que seu cachorro está atrasado para entrega. Por isso, o cumprimento de horários diz o quanto seu estabelecimento é profissional. Porque ele entenderá de logística. Ou seja, ele entende exatamente como é seu animal individualmente e leva em conta os animais que vêm antes na lista de trabalho, os que vêm depois, os tipos de serviços executados. etc. E também sabe o que fazer caso haja um imprevisto: se consegue reencaixar, etc. Importante dizer que essa parte deve ser executada também pelo cliente. Não atrase em seu compromisso pois isso significa que você corre o risco de desmontar toda a logística preparada pelo groomer.

Um bom banho e tosa em Mairiporã também deve responder com agilidade, precisão e cordialidade. É muito chato quando você está inseguro e tem um monte de dúvidas e a pessoa demora horas pra responder um WhatsApp. Respostas rápidas significam que seu banho e tosa tem atendimento profissional individualizado.

Que tipo de facilidades ele oferece?

Você precisa levar em consideração as coisas extras que um bom banho e tosa precisa trazer pra você.

Por exemplo, uma questão bacana a se levantar é se o banho e tosa é bem localizado. Aqui em Mairiporã, estamos bem no centro. Escolhemos uma rua super fácil de estacionar. Dá até pra fazer drive-thru. Mas se quiser, a gente tem táxi dog pra buscar.

Seu banho e tosa oferece local amplo? Ter lugar pra circular dá uma certa sensação boa de loja organizada. No Adorno Pet, a gente montou uma super boutique pet. Você pode comprar adereços, brinquedos, etc. Pode sentar no sofá, bater um papo com a gente, tomar café ou uma água enquanto mexe no celular no wi-fi.

Seu banho e tosa deixa você ver o atendimento? Tem lugar que até deixa, mas faz de propósito para você não ficar no local. Tipo os pelos ficam voando no seu rosto, etc. O ideal é que seu banho e tosa tenha um local do tipo aquário, onde você possa acompanhar o serviço de forma controlada, sem causar ansiedade no cachorro e atrapalhar o serviço do tosador. No Adorno você pode fazer o que quiser.

Como é feito o banho?

Um Chow Chow toma banho no Adorno Pet.
Um Chow Chow toma banho no Adorno Pet.

O banho é a parte fundamental do nosso serviço. É a nossa vitrine. Precisa ser muito bem executado.

Bons banhos são feitos em partes. Nos foi ensinado a separar o procedimento de banho em partes, como o pré-banho, o banho e o pós-banho. Cada etapa requer nossa atenção.

Aqui no Adorno Pet, a gente incluiu uma série de tratamentos em cada banho de forma a fazer um pacote de serviços. É por isso que o banho fica ainda mais efetivo. E o serviço tenha um custo benefício invejável.

Cada banho começa com o corte de unhas, análise de detritos no pelo, limpeza de ouvidos e limpeza de olhos. Depois aplicamos 2 mãos de shampoo, uma mão de condicionador. Finalmente, nós escovamos. Secamos, colocamos enfeitinhos e perfumamos. Isso nos toma tempo e trabalho. Entretanto, o resultado é fabuloso. Qual bom banho e tosa em Mairiporã faz isso? Nós fazemos.

Que tipos de marcas seu tosador trabalha?

A escolha de marcas específicas define o resultado do trabalho. Se o perfume do cachorro fica por mais tempo, etc.

Procure pesquisar quais são as grandes marcas de banho e tosa. Perigot, Pet Society, Dog & Co. e Ezze são as marcas que têm melhores resultados e são as mais elogiadas pelos profissionais. Seu banho e tosa trabalha com alguma dessas marcas?

Procure entender quais são as marcas das ferramentas usadas. Chalesco é uma marca genérica de rasqueadeiras chinesas. Wahl e Andis são marcas renomadas de cortadores de pelos. Quais dessas marcas você vê estampada num bom banho e tosa em Mairiporã?

Seu banho e tosa ama os animais?

gato olha pra lente
Gato olha pra lente.

Pode parecer óbvio: preste atenção nas qualificações que outros clientes deixaram. Isso indica o quanto eles dedicaram de atenção para seus entes mais queridos.

Aqui no Adorno Pet todo Natal é especial. Chovem presentes de nossos amigos clientes. Ficamos até com vergonha. Eles prezam muito por nosso trabalho. Só temos a agradecer por tanto carinho. A gente ama os animais deles de verdade.

Conclusões

Você viu que o preço não pode ser o único fator determinante na hora de você decidir por um bom banho e tosa em Mairiporã. Veja um resumo dessa listinha que preparamos:

  • você deve conhecer o banho e tosa pesssoalmente ;
  • o estabelecimento deve ter inscrição comercial ;
  • os profissionais devem ter certificados ;
  • os tosadores precisam reagir à emergências veterinárias ;
  • os esteticistas animais precisam entender profundamente de raças ;
  • seu banho e tosa precisa saber manejar gatos ;
  • o local precisa ser limpo e ultra higienizado ;
  • o banho e tosa precisa ter um atendimento de excelência ;
  • o estabelecimento precisa fornecer comodidades ;
  • os banhos precisam ser impecáveis ;
  • eles precisam trabalhar com marcas conhecidas ;
  • seu banho e tosa precisa amar os animais.

Links úteis

More
articles